Esportes

Saúde: MP recomenda ao Estado e ao Município não sediar a Copa América

Publicado

em

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) expediu recomendação ao Estado de Goiás para que adote medidas contrárias ao recebimento de eventos relacionados à Copa América, competição continental de futebol. A recomendação ministerial se embasa em deliberação do Centro de Operações Emergenciais (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus, que se posicionou, em reunião realizada na quarta-feira (2/6), unanimemente contrário à realização da competição no Estado. Recomendação no mesmo sentido foi enviada ao Município de Goiânia na terça-feira (1º/6). O Conselho Estadual de Saúde emitiu nota de repúdio à realização da competição.

O documento, endereçado ao governador Ronaldo Caiado pelo procurador-geral de Justiça Aylton Flávio Vechi, e enviado também ao secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, é assinado pelos promotores de Justiça com atuação na área de Saúde em Goiânia Marcus Antônio Ferreira Alves (53ª PJ), Heliana Godói de Sousa Abrão (82ª PJ), Marlene Nunes Freitas Bueno (87ª PJ) e Joel Pacífico de Vasconcelos (atuando em substituição na 88ª PJ).

Na recomendação, os membros do MP citam a alta taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e enfermaria nos hospitais estaduais, municipais e privados de Goiânia destinados a tratar casos de Covid-19. Citam ainda os decretos municipais da capital, que restringem inúmeras atividades comerciais com o objetivo de evitar aglomerações.

Foi fixado prazo de cinco dias para que o Estado informe sobre as providências adotadas.

Capital
Recomendação com o mesmo teor também foi expedida, na terça-feira (1º/6) pela 88ª Promotoria de Justiça e endereçada ao Município de Goiânia, nas pessoas do prefeito Rogério Cruz e do secretário de Saúde, Durval Ferreira Fonseca Pedroso. (Texto: Pedro Palazzo/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Foto: Divulgação)

Comentários do Facebook

Cidades

Suporte neutro Shimano está presente na volta ciclística de Goiás 2021

Publicados

em

Em sua 18a edição, a tradicional prova de ciclismo de estrada, a Volta Ciclística de Goiás, contará pela primeira vez com a participação e apoio técnico do Suporte Neutro Shimano: intervenção na qual profissionais técnicos (os *Blue Angels*) da renomada marca japonesa, prestam serviços mecânicos a todos os competidores, independente de marca de bicicleta, componentes ou patrocinadores.

Organizada pela Liga Goiana de ciclismo e pela Magalhães Sports, a prova contará com diversas equipes que competirão mais de 600KM de percurso em 5 dias de competição. A prova terá percursos pelas cidades de Caldas Novas, Rio Quente, Pires do Rio, Marzagão, Água Limpa e Ipameri.

Com experiência em diversos tipos e modalidades de competições ciclísticas, inclusive presente nos Jogos do Rio 2016, o Suporte Neutro da Shimano vem a Caldas Novas com a missão de “não deixar nenhum atleta para trás”, resolvendo qualquer tipo de problema mecânico que ele possa vir a ter durante a prova, segundo Roberto Costa, técnico da Shimano e responsável pelo serviço exclusivo:

“Estamos felizes por participar dessa prova e ajudar na promoção do esporte. Teremos dois carros neutros azul Shimano para dar apoio ao pelotão. Vamos levar 6 bicicletas “neutras” equipadas com grupos Ultegra Di2 e freios a disco, prontas para uso e contamos com uma equipe altamente qualificada de cinco mecânicos experientes”, informou Roberto Costa.

“Teremos também, além das bicicletas, diversos pares de rodas Shimano para solução rápida de problemas como pneu furado ou algo do tipo.”

Vamos ter também uma estrutura fixa com tendas nos locais da prova e, nossos dois carros equipados com bicicletas, rodas e ferramentas, seguirão o pelotão, sempre com um carro no final do pelotão e um carro junto ao comissário principal para dar apoio ao bloco de fuga, ou seja, aos líderes”, conclui Roberto.

A programação da 18a Volta Ciclística de Goiás está formatada da seguinte maneira:

Programação
Dia 16/06 – 8:30 h – 1a Etapa: Caldas Novas / Pires do Rio / Caldas Novas – 120 km; Dia 17/06 – 8:30 h – 2a etapa: Caldas Novas / Ipameri / Caldas Novas – 140 km;
Dia 18/06 – 8:30 h – 3a etapa: Caldas Novas / Marzagão / Água Limpa / Caldas Novas – 152 km;
Dia 19/06 – 08:30 h – 4a etapa: Caldas Novas / Volta na serra / Rio Quente / Caldas Novas 88 km;
Dia 19/06 – 15:00 h – 5a Sub-etapa: Contra relógio individual estrada de FURNAS – 15 km;
Dia 20/06 – 10:00 h – 6a etapa: Circuito dentro da cidade de Caldas Novas – 1:30 horas + 3 Voltas.

Comentários do Facebook
Continue lendo

Esportes

Copa do Brasil: Grêmio derrota Brasiliense por 2 a 0

Publicados

em

Jogando em casa, Tricolor vence com gols de Ricardinho e Jean Pyerre

O Grêmio deu um importante passo rumo às oitavas de final da Copa do Brasil ao derrotar, na tarde desta quarta-feira (2) em Porto Alegre, o Brasiliense na partida de ida da terceira fase da competição.

Com este resultado, o time gaúcho só perde a vaga na partida da próxima quinta-feira (10), programada para o estádio Mané Garrincha, em Brasília, se for superado pelo Jacaré por três ou mais gols de diferença. Uma vitória por dois gols do Brasiliense leva o confronto à disputa de pênaltis.

Mesmo com uma extensa lista de desfalques, computando 10 ausências por infecção pelo novo coronavírus (covid-19), dois jogadores convocados para a seleção olímpica, um para a seleção chilena e outros três integrantes do plantel com outros problemas, o Grêmio não teve maiores dificuldades para confirmar a vantagem.

Mesmo sem forçar o ritmo, as melhores oportunidades foram do Tricolor na primeira etapa. Assim, aos 43 minutos, o centroavante Ricardinho aproveitou uma sobra na área após tabela entre Jhonata Robert e Jean Pyerre para mandar para o fundo das redes.

No segundo tempo, logo aos três minutos, o meia Jean Pyerre marcou o segundo. O lance começou em uma falha do goleiro Sucuri, do Brasiliense, que saiu jogando errado no tiro de meta. O atacante Ricardinho dominou, mas acabou perdendo a bola para o zagueiro. Na volta, ele dividiu com o adversário e achou Jean Pyerre, que apenas rolou para o gol vazio.

Na sequência, aos 15 minutos, o Jacaré teve uma chance incrível, quando o atacante Zé Love fez bela jogada dentro da área e achou Luquinhas, que cruzou. Porém, o lateral Cortez cortou quase embaixo do gol para afastar o perigo. Depois, o jogo seguiu sem maiores novidades. O domínio se manteve total do lado dos gaúchos, que continuaram perdendo gols. Mas o placar não foi mais alterado.

O próximo compromisso do Tricolor é no domingo (6), quando enfrenta o Santa Cruz em Porto Alegre pela decisão da Recopa Gaúcha. Enquanto isso, o Brasiliense estreia na fase de grupos da Série D, contra o Goianésia, no Serejão, no sábado (5).

Comentários do Facebook
Continue lendo

Esportes

Partidos pedem suspensão de preparativos para Copa América no Rio, Goiás, Mato Grosso do Sul e DF

Publicados

em

O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que sejam interrompidos todos os preparativos para que o Brasil sedie a Copa América 2021, torneio sul-americano de futebol.

Em pedido de tutela incidental formulado na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 756, da relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, o partido quer que o governo federal seja impedido de assinar contratos e protocolos com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ou com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para viabilizar a realização do campeonato, que teria jogos em Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Segundo o PT, a decisão de sediar o torneio, um dos maiores eventos esportivos do continente, anunciada na segunda-feira (31), vai na contramão dos esforços de parte da sociedade brasileira para a contenção da pandemia e contraria a norma constitucional de promover a saúde de todos (artigo 196 da Constituição Federal). A seu ver, a realização da competição significa a entrada de milhares de pessoas no Brasil, com a possibilidade de circulação de novas variantes do coronavírus e, em consequência, o aumento do espectro de cepas a serem combatidas em território nacional.

Com o argumento de que o país está em seu pior momento de enfrentamento à pandemia, o partido pede que o presidente da República e os ministros da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e do Secretaria Nacional do Esporte prestem esclarecimentos sobre o processo administrativo instaurado a fim de aferir a condição de o país sediar evento esportivo internacional desse porte.

Requer, ainda, que os prefeitos das cidades que eventualmente vierem a ser indicadas como sede das partidas e os governadores dos respectivos estados e do Distrito Federal se manifestem acerca das ponderações apresentadas no pedido de cautelar e demonstrem que as condições da estrutura do sistema de saúde estariam aptas a receber o evento.

PSB

Sobre o mesmo tema, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) impetraram o Mandado de Segurança (MS) 37933, pedindo a concessão de liminar para suspender a adoção de atos legais e administrativos que venham a permitir, promover ou facilitar a realização do torneio no Brasil.

Para a legenda, sediar a Copa América viola os direitos fundamentais à vida e à saúde, bem como da eficiência da Administração Pública. No mérito, solicita que seja reconhecida a absoluta impossibilidade de realização do evento no atual momento pandêmico vivenciado pelo país e pela América do Sul.

Comentários do Facebook
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

ECONOMIA

NACIONAL

MAIS LIDAS DA SEMANA